segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Dicas para fazer uma redação nota 10

Para o dia da prova, o professor Luizinho ressalta a importância de ler primeiro o enunciado da redação - para entender a proposta da banca -, fazer um rascunho ou esboço do tema e ler novamente o enunciado antes de passar a limpo, para ter certeza de que não fugiu do tema.



Relação do tema com o texto

A maior parte das grandes universidades pede que os vestibulandos escrevam dissertações, sobre temas variados. "A banca vai atentar se o candidato soube fazer dissertação, com uma estrutura que compreende introdução, desenvolvimento e conclusão", alerta Luizinho. Conforme o professor, a redação precisa mostrar a capacidade do vestibulando em fazer uma análise crítica do tema. Evitar o lugar comum, reconhecer analogias e saber usar seu repertório cultural, com conhecimento de várias áreas, são qualidades fundamentais para uma boa dissertação.



O professor ressalta ainda a importância de apresentar evidências e juízos na redação. As evidências são as informações que o candidato dispõe como exemplos e dados estatísticos. Os juízos são as opiniões, o julgamento das evidências, com defesa de uma tese. "Não se pode limitar às evidências, é preciso usá-las para construir uma argumentação sólida para a tese", ensina.



Desenvolvimento

Outro fator fundamental na redação do vestibular é a maneira como o candidato organiza suas idéias. A estrutura do texto, o encadeamento de argumentos, a coerência e a coesão são aspectos analisados pela banca corretora. "Precisa haver coerência interna, entre as idéias que o vestibulando selecionou, e externa, dos argumentos dele em relação ao mundo. A coesão é a conexão entre as partes do texto, as relações de sentido entre os parágrafos", explica Luizinho. Uma dica do professor é, quando tiver o rascunho do texto pronto, trocar dois parágrafos de lugar. "Se a troca não fizer diferença, o texto não tem coesão", afirma.



Expressão

O uso da linguagem e o domínio do padrão culto da língua também contam pontos na avaliação da redação. "Mas a linguagem não deve ser artificial, rebuscada, e sim o que se espera que um estudante que termina o Ensino Médio", alerta Luizinho. Traduzir suas idéias com exatidão valoriza o conteúdo do texto, reforça o professor, de preferência com vocabulário diversificado, sem repetir muito as palavras.



O candidato que tiver problemas com concordância, regência e pontuação deve exercitar esses pontos para não fazer feio na redação. "Pontuação é uma pedra no sapato. Uma vírgula fora do lugar pode ser comprometedora", lembra ele. Ler em voz alta e fazer cópias de textos bem escritos são bons exercícios, indica o professor.