sábado, 20 de fevereiro de 2010

Corpo Docente do 6º ao 9º anos

Línguas Portuguesa e Inglesa: LUIZINHO
História: PAULO ALTRAN
Ciências: DANIELA
Redação: LUIZINHO
Geografia: __________________
Matemática,Química e Física: JUNIO CÉSAR
Sociedade e Cultura: BRENO
Espanhol: CLAUDIENE
Matemática: RENATA

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Oração ao "Sagrado Coração de Jesus"

Lembrai-vos, ó dulcissímo Jesus,


que nunca se ouviu dizer que alguém,

morrendo com confiança ao vosso Sagrado Coração,



Implorando a Vossa Divina assistência e reclamando a vossa infinita misericórdia, fosse pro Vós abandonado.

Possuído, pois, e animado da mesma confiança.



Ó Coração Sagrado de Jesus, rei de todos os corações,

recorro a Vós,e me prosto diante de Vós.



Meu Jesus, pelo vosso precioso testemunho de sangue e pelo amor de vosso divino Coração, vos peço não desprezais as minhas súplicas, mas ouvi-as favoravelmente e dignais-vos atender- me.



Amém.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Melhores maneiras de estudar



Introdução/Motivação
1. Os professores em geral, esquecem que seu principal papel é "ensinar a aprender".Ensinam tudo, menos como se estuda. Quem deve ensinar os alunos a estudar?
2. Estude porque aprender é construir sua personalidade.Estude porque aprender é uma aventura.
3. Pense sempre que não é difícil aprender. Se milhares de estudantes estão agora aprendendo, porque você não haveria de aprender também?
4. Não julgue que você aprende algo sem se interessar. Procure criar interesse.Escreva uma relação de motivos por que deve estudar cada disciplina.Dê utilidade ao que estuda. Procure usar o que aprendeu.
5.Faça da escola apenas um lugar onde você se orienta sobre o que estudar.A parte principal do estudo é a que você faz por sua própria conta.Quanto mais independente você ficar do professor, maior o seu progresso intelectual.Na vida você não terá professor.
6. A aprendizagem é como uma corrente: cada elo seguinte depende do elo anterior.Quando encontrar uma dificuldade, procure o elo que está faltando.Se você não consegue aprender alguma coisa, não é por falta de inteligência: É que falta aprender algo que serve de base para a nova aprendizagem.
Organização7. Fixe o lugar e as horas em que estuda. Isto o ajudará a se habituar com seu estudo.Organize um horário não só de estudos, mas de todas as atividades.Não estude sem resolução e energia. Quando resolver estudar, faça-o a todo vapor.
8. Antes de começar, escreva alguns objetivos. O que deseja conseguir:Ter idéias gerais sobre o assunto? Resolver um problema?Obter informações específicas? Fazer um esquema? Rever a lição?
9.Não seja muito ambicioso. Realize pequenos objetivos de cada vez.
10. Não faça longos períodos de estudo. Não queira aprender tudo de uma vez.Aprenda bem um pouquinho e veja como isso contribuirá para continuar aprendendo.Você é como um carburador de automóvel: "depois de afogado não pega mais."
11. Não faça períodos de estudo muito curtos. Assim você desperdiça o esforço que foi necessário para "esquentar o motor" ( obter concentração ).
12. A manhã é a melhor hora para estudar. No fim da tarde ou início da noite também.Evite estudar logo após as refeições.
13. Prepare seu "equipamento" para estudo: livros, papeis, canetas, lápis, dicionários, etc...Cuide também do ambiente (luz, calor, vento, ruídos, etc...).Não deixe que as circunstâncias atrapalhem seus estudos.
14. Quando iniciar os estudos, avise a todos em casa: "vou estudar".Não interrompa seus estudos por qualquer coisa.Convença-se de que estudar é um trabalho pesado.
15. Veja se relembra fatos relacionados ao que está lendo.Isto é o que se chama "amarrar o novo ao antigo".
16. Comece o estudo de uma nova lição com uma "leitura de reconhecimento".V á até o fim da lição, não pare no meio.Depois, faça uma divisão da lição em tópicos. Elabore um índice de quais tópicos que devem ser estudado, um levantamento das palavras-chaves, etc...
17. Durante o estudo, faça desenhos, diagramas, esboços do assunto.A visualização facilita muito a compreensão e ajuda a fixação.Uma imagem vale mais que mil palavras.
18. Após estudar, adote as seguintes técnicas:Faça um questionário para você mesmo responder;Faça um esquema/índice do que estudou.
19. Decorar é um subproduto de compreender, e não o contrário.Veja se sabe aplicar o que você aprendeu em um caso (ou exercício) diferente.
20. As vezes você pensa que não está aprendendo apesar do esforço que faz. Pura Ilusão!A aprendizagem está sendo acumulada, quando você menos esperar ela pode jorrarcomo uma fonte.
21. As partes ajudam a aprender o todo, mas o todo é que traz a compreensão das partes.Uma casa é feita de um monte de pedras, mas um monte de pedras não é uma casa.Procure compreender as definições, os princípios, a regra geral.
22. O pior processo para aprender algo é ler e reler o texto simplesmente.Faça sempre resumos, sínteses, julgamentos, avaliações.
23. Leia jornais, revistas e livros (outros que livros didáticos).A leitura vai enriquecer sua linguagem, o que é fundamental para os estudos.Também, a leitura vai lhe trazer outras informações e "abrir seus horizontes".Os alunos que lêem tem "outra mentalidade".
Relacionamento24. Quando não gostar de uma disciplina, procure analisar o por que.Se você acha que o professor não sabe ensinar, mostre que mesmo assim você consegue aprender.
25. As desculpas quase sempre não são razões verdadeiras.São máscaras com que nos defendemos para não enfrentar a verdade.Enfrente a dificuldade e faça o que puder, da melhor maneira.
26. Não seja tímido. Não diga "estou com vergonha". Diga: "eu não sei bem este assunto".Faça perguntas (apropriadas e oportunas) --- mesmo que os colegas reajam.É obrigação elementar do professor responder perguntas.
27. Para ouvir uma aula é preciso esforço consciente.Fique ouvindo como quem discute com o professor.
28. Estude em grupo, com mais alguns colegas (de 2 a 4).Duas cabeças pensam melhor que uma. Converse sobre o que foi estudado.Mas não deixe ser "levado pelo grupo",É conveniente ter feito um estudo individual antes de fazer um estudo em grupo,
29. Ensinar a um colega é a melhor forma de aprender.
30. Verifique o que não entendeu, MAS verifique também o que já sabe.O bom resultado estimula a aprender mais.Lembre-se do tanto que você já aprendeu.

Dicas para um aluno nota 10

1. Participe da aula, preste atenção, tome nota e não tenha vergonha de fazer perguntas.
2. Monte um plano de estudo, prevendo o que vai estudar ao longo da semana.
3. Faça as lições de casa no dia e deixe um tempo para revisar o que aprendeu na aula.
4. Estude no horário em que está mais atento e disposto. Não deixe para as horas em que tem sono ou está cansado.
5. Descubra qual técnica de memorização funciona para você: falar em voz alta, fazer resumos, montar esquemas, exercícios, dramatização ou estudar em grupo.
6. Procure outras referências sobre o assunto que está aprendendo para ampliar seus conhecimentos, como livros, revistas e filmes.
7. Aproxime-se de um professor, pesquisador ou profissional que domine o assunto de seu interesse.
8. Tenha o hábito de refazer os exercícios que errou nas provas e entenda por que errou.
9. Prepare na véspera a mochila da escola. Verifique os cadernos e livros de que vai precisar e se todas as lições estão feitas.
10. Reconheça seus pontos fortes e fracos, as áreas em que tem mais habilidade

Dicas para fazer uma redação nota 10

Para o dia da prova, o professor Luizinho ressalta a importância de ler primeiro o enunciado da redação - para entender a proposta da banca -, fazer um rascunho ou esboço do tema e ler novamente o enunciado antes de passar a limpo, para ter certeza de que não fugiu do tema.



Relação do tema com o texto

A maior parte das grandes universidades pede que os vestibulandos escrevam dissertações, sobre temas variados. "A banca vai atentar se o candidato soube fazer dissertação, com uma estrutura que compreende introdução, desenvolvimento e conclusão", alerta Luizinho. Conforme o professor, a redação precisa mostrar a capacidade do vestibulando em fazer uma análise crítica do tema. Evitar o lugar comum, reconhecer analogias e saber usar seu repertório cultural, com conhecimento de várias áreas, são qualidades fundamentais para uma boa dissertação.



O professor ressalta ainda a importância de apresentar evidências e juízos na redação. As evidências são as informações que o candidato dispõe como exemplos e dados estatísticos. Os juízos são as opiniões, o julgamento das evidências, com defesa de uma tese. "Não se pode limitar às evidências, é preciso usá-las para construir uma argumentação sólida para a tese", ensina.



Desenvolvimento

Outro fator fundamental na redação do vestibular é a maneira como o candidato organiza suas idéias. A estrutura do texto, o encadeamento de argumentos, a coerência e a coesão são aspectos analisados pela banca corretora. "Precisa haver coerência interna, entre as idéias que o vestibulando selecionou, e externa, dos argumentos dele em relação ao mundo. A coesão é a conexão entre as partes do texto, as relações de sentido entre os parágrafos", explica Luizinho. Uma dica do professor é, quando tiver o rascunho do texto pronto, trocar dois parágrafos de lugar. "Se a troca não fizer diferença, o texto não tem coesão", afirma.



Expressão

O uso da linguagem e o domínio do padrão culto da língua também contam pontos na avaliação da redação. "Mas a linguagem não deve ser artificial, rebuscada, e sim o que se espera que um estudante que termina o Ensino Médio", alerta Luizinho. Traduzir suas idéias com exatidão valoriza o conteúdo do texto, reforça o professor, de preferência com vocabulário diversificado, sem repetir muito as palavras.



O candidato que tiver problemas com concordância, regência e pontuação deve exercitar esses pontos para não fazer feio na redação. "Pontuação é uma pedra no sapato. Uma vírgula fora do lugar pode ser comprometedora", lembra ele. Ler em voz alta e fazer cópias de textos bem escritos são bons exercícios, indica o professor.